quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AH! O SENSACIONALISMO...


Como é emocionante ver a comoção mundial quando acontece um fato atípico, uma tragédia ou o extraordinário. As pessoas tentam ajudar como podem e passam a vivenciar a situação nova.

Exatos 30 dias atrás acontecia umas das maiores tragédias do Brasil; jovens que sonhavam, tinham planos e queriam apenas se divertir naquela noite. Uma fatalidade, causada pela ambição humana, que tirou a vida de mais de 230 pessoas e abalou uma cidade, jovens da minha idade e que poderiam ser meus amigos.
O que mais me revolta, além da irresponsabilidade dos donos da boate Kiss, em Santa Maria é o sensacionalismo da mídia e como as pessoas participam desse sensacionalismo.
Lembro-me que quando acordei e liguei a TV para tomar o café da manhã todos os canais só faziam falar da tragédia acontecida na madrugada do domingo, cenas chocantes e que por um segundo me fizeram perder a respiração. E o dia todo, a semana toda, só se fez em falar e lembrar a dor das famílias, que perderam filhos, netos, amigos, irmãos, maridos.
E como eu já imaginava, assim que surgiu um fato novo a mídia esqueceu-se de Santa Maria e seguiu seu rumo como se nada tivesse acontecido.
Lembro-me também que na minha página facebook ‘choviam’ imagens com os seguintes dizeres:

“LUTO POR SANTA MARIA”
“O BRASIL ESTÁ EM LUTO”
“FORÇA AS FAMILIAS DAS VÍTIMAS EM SANTA MARIA”

E nesse sentido seguiam as bilhões de inundações.
O que eu acho ‘engraçado’ (que na verdade não tem graça nenhuma, é apenas uma expressão) é que hoje as oito horas da manhã foi realizada uma missa, oração para tentar confortar e para homenagear os mortos e nenhum meio de comunicação falou sobre isso. Digo nenhum, mas apenas generalizo a situação, pode ser que um ou outro noticiário tenha falado sobre o assunto e eu não tenha visto. Mas ainda que tenha noticiado, foi apenas isso, uma notícia. Nenhuma pessoa do meu facebook postou algo nesse sentido.
Será que alguém além dos familiares e amigos lembrou que hoje é o trigésimo dia de dor?
Será que alguém se lembrou de fazer uma oração, de pedir paz para as famílias?
Eu acredito que sim, mas se na época dos fatos o Brasil todo se comoveu, hoje eu acredito que 90% já se esqueceu.
Esse é o mal que nos afunda cada vez mais e que sempre me deixa indignada. No dia do acontecimento, as pessoas clamam por justiça, querem ajudar, querem gritar. Depois de uma semana tudo se perde, vem o esquecimento e só quem luta é a família (amigos e pessoas que conheciam o ‘cidadão’).
Assim como aconteceu com Isabela Nardoni, Suzane Von Richthofen e tantos outros casos que já me falha a memória.
Diferentemente da época, em que eu não postei nada em rede social ou fiz sensacionalismo algum, hoje deixo aqui o meu abraço e meus sinceros sentimentos não só as vítimas, amigos e famílias de Santa Maria, mas também a todas as famílias e amigos que perderam um ente querido e que ainda lutam pela justiça. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário